Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes.
O episódio se dedica ao debate de como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina, revelando como fiéis mulheres vivenciam a rotina religiosa.
Bruno Duarte, Mayckon Almeida e Bárbara Lima abrem suas vidas e seus treinos para conhecermos mais sobre o Krump, uma das vertentes mais novas das danças urbanas.
Os amigos falam da obra, estilo e características pessoais de Villa-Lobos enquanto as musicas que marcam sua trajetória são interpretadas por Hugo Pilger ao violoncelo e Lucia Barrenechea ao piano.
Filme sobre universo de Clementina de Jesus, revelada aos 63 anos como uma das maiores vozes da história do samba. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.
A Música Segundo Tom Jobim A Música Segundo Tom Jobim
27/01/2021 10h30 - 12h00
O filme registra a história de um dos maiores nomes da MPB: Antônio Carlos Jobim. A parceria com Vinicius de Moraes e a influência da música clássica em sua obra são temas do documentário.
Baseado na obra de Darcy Ribeiro, o primeiro episódio da série apresenta o universo de etnias indígenas e miscigenação do povo brasileiro. O programa conta com depoimentos de Aziz Ab'Saber e Chico Buarque.
Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes.
O episódio mergulha na trajetória de Arthur Bispo do Rosário, artista que passou boa parte da vida internado em colônias psiquiátricas e cujo trabalho suscita valiosas reflexões sobre a aproximação entre arte e loucura.
A série traça o perfil de um prestigiado arquiteto brasileiro por meio de uma conversa com o próprio artista, alguns de seus interlocutores e estudiosos, além de um passeio por sua obra de referência.
Em seu estúdio em Turim, o artista Giuseppe Penonne apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém.
Este episódio se debruça sobre a dramaturgia de Hilda Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, que se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica.
Picasso responde a Matisse com Les Demoiselles d'Avignon. A tela foi um enorme escândalo, mas começou uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco depois, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se.
Ele nasceu em pelotas, passou a infância em bagé e hoje vive em brasília. É autor de 35 livros e recebeu mais de 20 prêmios literários. Repóter, redator, editor, teatrólogo, crítico literário.
Criado por Mário de Andrade, o personagem do romance Macunaíma tornou-se a grande alegoria modernista do Brasil. De um lado, é esperto e livre. De outro, mentiroso e malandro.
Ricardo é certamente o mais experiente e premiado dos diretores de fotografia latino-americanos. Neste episódio, gravado em Buenos Aires, vamos relembrar O baile, Missing, Providence e outras obras.
De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação? No Brasil, o transporte individ (...)
No episódio, a cineasta Lucia Murat, diretora de documentários como "O Pequeno Exército Louco", "Que Bom Te Ver Viva" e "Uma Longa Viagem", aborda as principais inspirações de seus filmes.
Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "e se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?".
Na Ilha é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos.
O reencontro entre um general da ditadura e sua filha adotiva, sumida desde que descobriu sua verdadeira origem. Um segredo revelador das cruéis relações entre militares e presos políticos.
O montador Eduardo Escorel e o diretor de fotografia Luiz Carlos Barreto comentam a caótica cena da coroação em Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha.